Mais baratos, mais funcionais
Posted by Brasil conectado com o mundo
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Mais baratos, mais funcionais
No rastro da Apple, mercado de smartphones se rende às interfaces mais usuais e aparência charmosa para fisgar um mercado que não para de crescer
A grande novidade sobre os smartphones é que eles estão ficando cada vez mais baratos, outra tendência iniciada pela Apple. Cerca de três meses depois de Steve Jobs (o presidente da empresa) lançar os primeiros iPhones nos Estados Unidos por US$ 599, ele reduziu o valor do produto em US$ 200 (mantido até hoje, apesar das atualizações).
Com isso, a companhia desencadeou uma busca por celulares melhores, mais completos e com preços menores e fez com que a indústria fizesse o mesmo, conseguindo reduzir o preço por meio de acordos e subsídio com as operadoras, que em troca exigem tempo mínimo de contrato.
"Hoje oferecemos aparelhos mais baratos, que possibilitam universitários e jovens a terem acesso mais facilmente a esta tecnologia", revela o diretor regional da Claro Nordeste, Albino Serra, que comercializa modelos simples, como o Nokia E63, com câmera 2.0 megapixels, wi-fi e outras firulas, de graça nos planos a partir do Claro 120, por R$ 78,90 por mês, mais o pacote de dados de 40 MB por R$ 19,90 - suficiente para checar e-mails com contrato de no mínimo um ano.
Mesmo com a queda do preço destes produtos, outros passos ainda precisam ser dados para popularizar ainda mais os smartphones. O mais importante deles é convencer e ensinar os consumidores a usarem tudo o que eles oferecem. "Existe um movimento para que o uso dos celulares mude nos próximos anos e deixe o telefone com a sua cara", explica Hilton Mendes, diretor de desenvolvimento de terminais e inovação da Vivo, que criou a plataforma Vivo Dicas (www.vivo.com.br/dicas) para mostrar aos clientes como baixar e utilizar os mais diversos aplicativos nestes aparelhos.
O publicitário e DJ Justino Passos não teve dificuldades em aprender a usufruir estas novidades. Em meados do ano passado ele trocou um telefone velho, com poucas funcionalidades, por um iPhone, fabricado pela Apple. "Agora não preciso mais andar com meu celular num bolso e o iPod no outro, pois tenho tudo junto no mesmo lugar", diz. "A grande vantagem é que também trabalho com computadores Apple, facilitando o uso de todos os meus equipamentos", completa ele, que adora ouvir músicas e acessar e-mails de qualquer lugar, sem se preocupar em estar no micro para isso.
Aparência - Os equipamentos também estão mudando fisicamente, deixando de ser gordinhos e pequenos para ficarem mais finos e ganharem telas maiores. "Se antes os consumidores buscavam produtos minimalistas, agora eles querem telas que dêem mais conforto na hora de navegar e de assistir a vídeos e a filmes", explica Rodrigo Byrro, diretor de negócios da HTC Brasil, que desde 2007 investe neste mercado nacional.
Outra tendência diz respeito ao sistema operacional destes produtos. Antes cada fabricante desenvolvia o seu próprio software - o que fez da Nokia, que é conhecida por possuir uma usabilidade fácil, uma grande potência mundial. Contudo, após o lançamento do iPhone (extremamente fácil de usar) e a abertura da Apple para que qualquer pessoa fizesse e vendesse os seus próprios aplicativos pela internet, esta indústria enxergou um novo filão - voltado para o comércio de programas para as mais diversas necessidades dos clientes, de dicas de culinária, a jogos, bolsa de valores, escritório, entre outros, pelo celular. Agora, Google (Android), Apple (iPhone), Nokia (Symbiam) e Microsoft (Windows Phone) brigam para conquistar o maior número de aparelhos possíveis e oferecer mais e mais serviços nos próximos anos.
Confira os planos
Confira a quantidade de dados indicada para ser contratada de acordo com cada tipo de uso:
40 MB - e-mail
100 MB - e-mail + internet (MSN, mapas, Orkut, Twitter)
250 MB - e-mail + internet + navegação (notícias e bancos)
500 MB - e-mail + internet + navegação + YouTube
1 GB - e-mail + internet + navegação + YouTube + Download
![]() Justino não teve dificuldade para lidar com as novidades de seu iPhone. Foto: Julio Jacobina/DP/D. A Press |
"Hoje oferecemos aparelhos mais baratos, que possibilitam universitários e jovens a terem acesso mais facilmente a esta tecnologia", revela o diretor regional da Claro Nordeste, Albino Serra, que comercializa modelos simples, como o Nokia E63, com câmera 2.0 megapixels, wi-fi e outras firulas, de graça nos planos a partir do Claro 120, por R$ 78,90 por mês, mais o pacote de dados de 40 MB por R$ 19,90 - suficiente para checar e-mails com contrato de no mínimo um ano.
Mesmo com a queda do preço destes produtos, outros passos ainda precisam ser dados para popularizar ainda mais os smartphones. O mais importante deles é convencer e ensinar os consumidores a usarem tudo o que eles oferecem. "Existe um movimento para que o uso dos celulares mude nos próximos anos e deixe o telefone com a sua cara", explica Hilton Mendes, diretor de desenvolvimento de terminais e inovação da Vivo, que criou a plataforma Vivo Dicas (www.vivo.com.br/dicas) para mostrar aos clientes como baixar e utilizar os mais diversos aplicativos nestes aparelhos.
O publicitário e DJ Justino Passos não teve dificuldades em aprender a usufruir estas novidades. Em meados do ano passado ele trocou um telefone velho, com poucas funcionalidades, por um iPhone, fabricado pela Apple. "Agora não preciso mais andar com meu celular num bolso e o iPod no outro, pois tenho tudo junto no mesmo lugar", diz. "A grande vantagem é que também trabalho com computadores Apple, facilitando o uso de todos os meus equipamentos", completa ele, que adora ouvir músicas e acessar e-mails de qualquer lugar, sem se preocupar em estar no micro para isso.
Aparência - Os equipamentos também estão mudando fisicamente, deixando de ser gordinhos e pequenos para ficarem mais finos e ganharem telas maiores. "Se antes os consumidores buscavam produtos minimalistas, agora eles querem telas que dêem mais conforto na hora de navegar e de assistir a vídeos e a filmes", explica Rodrigo Byrro, diretor de negócios da HTC Brasil, que desde 2007 investe neste mercado nacional.
Outra tendência diz respeito ao sistema operacional destes produtos. Antes cada fabricante desenvolvia o seu próprio software - o que fez da Nokia, que é conhecida por possuir uma usabilidade fácil, uma grande potência mundial. Contudo, após o lançamento do iPhone (extremamente fácil de usar) e a abertura da Apple para que qualquer pessoa fizesse e vendesse os seus próprios aplicativos pela internet, esta indústria enxergou um novo filão - voltado para o comércio de programas para as mais diversas necessidades dos clientes, de dicas de culinária, a jogos, bolsa de valores, escritório, entre outros, pelo celular. Agora, Google (Android), Apple (iPhone), Nokia (Symbiam) e Microsoft (Windows Phone) brigam para conquistar o maior número de aparelhos possíveis e oferecer mais e mais serviços nos próximos anos.
Confira os planos
Confira a quantidade de dados indicada para ser contratada de acordo com cada tipo de uso:
40 MB - e-mail
100 MB - e-mail + internet (MSN, mapas, Orkut, Twitter)
250 MB - e-mail + internet + navegação (notícias e bancos)
500 MB - e-mail + internet + navegação + YouTube
1 GB - e-mail + internet + navegação + YouTube + Download
Fonte : Diário de Pernambuco