[reviews] Philco PHN 14103

Posted by Brasil conectado com o mundo on 12:15 in ,



017825_2
Meu pai comprou o notebook Philco para a utilização em seu trabalho. Como ele acessa e-mails, edita documentos, e odeias telas pequenas, ele resolveu comprar um notebook. E, a escolha foi o Philco PHN 14103 por ser mais barato, do que um Dell, por exemplo.

Hardware

O notebook escolhido tem especificações interessantes:
  • Processador Intel Pentium Dual Core 1.6GHz
  • Memória de 4GB DDR2, 667MHz
  • Disco Rígido de 250GB
  • Tela Widescreen com 14,1 polegadas (resolução máxima de 1280×800 pixels)
  • Gravador de DVD, super multi, DVD-RW
  • Chipset SIS M672 FX + SIS 968
  • Possui câmera integrada com resolução de 1.3MP

Sistema Operacional

Ok. Essas especificações são interessantes. Mas, para compensar diminuiram coisas importantes em suas outras características. A começar pelo sistema operacional: Linux. Antes fosse o Ubuntu. Mas, como criam uma distribuição do Linux por semana, nem lembro mais a distribuição que aqui foi instalada. Esse é um problema, por dois motivos: muitos usuários comuns (meu pai) não sabem utilizar o Linux e, pior… isso incetiva a pirataria. Afinal, muitos usuários vão migrar do Linux para o Windows, pirata. Instalamos o Windows 7 Ultimate original, já que o computador é da empresa

Compatibilidade com o Windows 7

A compatibilidade com o Windows 7 ainda é limitada. Não permite a interface Aero, nem as maravilhosas funções do Windows 7. A WiFi por algumas vezes falhou. Tive que baixar o driver no site da Philco, detalhe: Para o Windows Vista, pois ainda não existem drivers para o Windows 7. Falando em drive: o CD que acompanha o notebook vêm com o Linux mas, se apresentar, não achei os drivers. É muito confuso. É bem mais rápido entrar no site e, fazer o download do driver.

Aúdio

Outra coisa é o som. Minha mãe tem um Acer Aspire One, aquele pequeninho tem uma caixa de som perfeita. Agora esse gigante aqui… nunca vi caixa de som PIOR na minha vida. Acho que a empresa deveria acompanhar fones de ouvido quando vendessem esse notebook. Ela é abafada, o grave é um lixo e o agudo é exorbitante. Acredite, não presta para escutar música e, dá agonia de escutar até o som do Windows.

Bateria

A bateria, já era de se esperar, é fraca. Quando digo fraca, ela não passa dos 90 minutos. É uma bateria de Lithion-On com 6 células. Tudo bem que, comparar um Philco de 1.400 reais com um Nokia Booklet 3G cuja bateria pode chegar às 15 horas de duração (já coloquei na minha lista de produtos para 2010).

Design

O design em geral é interessante, apresenta algumas falhas mas, nada é perfeito. Primeiro, parece que ele só tem um cooler, pois, só sai calor em um lado do notebook. O que resulta em picos de 45 graus para 61 graus, sem usar nem fechar nenhum programa. E, sem tirar o notebook do lugar… vai entender! Ele tem 3 entradas USB 2.0. Possui teclado ABNT 2 em português e, depois que comecei a usar teclados Microsoft, desaprendi a usar esses teclados comuns… Mas, sinceramente, aplicando a mesma força, algumas teclas pressionam e outras não. Parece que elas simplesmente não funcionam! Mas, se você apertar com mais força, dá certo. A posição das entradas USB estão perfeitas. Uma do lado esquerdo e, as outras duas do lado direito. E, a distância entre elas permite a utilização sem problemas. O design preto é bem elegante e, nem parece que foi tão barato… Ele acumula alguns dedos mas, nada feio.
765D2E_2
Prestem atenção nos LED’s. Existe um LED para avisar se o computador está ligado, um para avisar se a bateria está carregando ou fraca (fica vermelho quando está), um para avisar se a internet Wi-Fi está ligada, ou não. E o que monitora quando o HD está sendo usado.
As portas USB’s do lado direito, não ficam muito juntas, o que é perfeito. E, ali em cima está o Gravador de DVD.

Teclado

O teclado é interessante… é em formato brasileiro e o teclado numérico é ativado com as teclas adicionais. O melhor (brinks) de tudo: não possui iluminação própria. Ou seja, é igual a Terra… só faz receber o “reflexo” da Lua (a tela). Isso é um problema: para iluminar o teclado, você precisa aumentar o brilho da tela, conseqüentemente diminui a carga da bateria. E outra, não existe um LED que indique se o teclado está em maiúsculo ou não.

Conclusão

Ele é um notebook rápido, inicia bem rapidamente e desliga também. Sua placa de vídeo fraca impossibilia a utilização dos efeitos do Windows 7, infelizmente. Possui três entradas USB 2.0, e o espaçamento entre elas é suficiente. O design é muito bonito e elegante mas, a localização da saída de calor e, o problema com algumas teclas torna ele meio chato. E a caixa de som… que coisa ruim. Mas, entre vários problemas, as outras especificações técnicas elevam um pouco o valor dele, então, se você é como meu pai que vai acessar e-mails, criar e editar documentos e, executar tarefas básicas, como blogar… e ODEIAM netbooks pois são muito pequenos, o PHN 14103 da Philco é uma ótimo pedido.

Copyright © 2009 Conectando o Brasil All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates